Começou na quarta-feira, dia 17 de setembro, a Capacitação de Conselheiros Municipais pela Rede de Controle da Gestão Pública, que acontece de forma pioneira em São Francisco do Conde. A abertura do evento aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, que esteve lotado, e contou com a presença de diversas autoridades que fizeram a composição da mesa, entre elas: o prefeito do município, Evandro Santos Almeida, e o presidente da Câmara de Vereadores Eliezer de Santana. O prefeito salientou que “este é um momento histórico para o município. Sabemos da grandiosidade de um evento como este para garantir a sociedade seus direitos à educação, saúde e para uma administração transparente. Temos os órgãos aqui representados como aliados da gestão de forma a fortalecer o nosso trabalho, garantindo que o dinheiro do município volte para o povo”.

Representando a Rede de Controle da Gestão Pública fizeram parte da mesa: José Ricardo Louzada, secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União; Adilma Gregorini, chefe da Controladoria-Geral da União; Francisco de Souza Andrade Netto, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia; Inaldo da Paixão, presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia; Melina Montoya, procuradora-chefe substituta do Ministério Público Federal; Adriano Marcus Brito de Assis, procurador de justiça do Ministério Público do Estado da Bahia; Maurício Calleffi, procurador geral do Ministério Público de Contas junto ao TCE (Tribunal de Contas do Estado); Camila Vasquez procuradora geral do Ministério Público de Contas junto ao TCM (Tribunal de Contas dos Município); José Rita Martins Lara, superintendente da Polícia Federal; Mirian Tereza Freitas, auditora geral do Estado, além da presidente da ONG Vidas, professora Maria Noemia Menezes de Souza, e o juiz do município, Fábio Oliveira Cordeiro, que falou da participação do indivíduo para a construção da democracia. “A ação conjunta traz melhores resultados. Nesse caso, um mais um é sempre mais que dois”, afirmou.

Aplaudida de pé ao final do discurso, a professora Maria Noemia Menezes de Souza, presidente da ONG Vidas, falou sobre parceria entre gestão pública com o terceiro setor, como uma forma de ajudar o trabalho da gestão. “O município não passaria pelas situações que já esteve no passado se tivéssemos conselheiros capacitados e empoderados com relação ao seus direitos. Precisamos trabalhar juntos para fazer mais pela saúde, educação e social. O caminho certo é sempre o caminho da paz”, ressaltou.

Nesta quinta, 18, a capacitação é voltada para lideranças da sociedade civil e membros dos conselhos municipais de Saúde, Assistência Social, FUNDEB e PNAE, em que serão discutidos temas como: Políticas Públicas, Controle Social e Cidadania. O encontro acontece na Câmara de Vereadores, durante todo o dia.