Neste domingo (23/11), a educadora de Capoeira da Cidade do Saber, Rute Oliveira, alcançará a mais alta graduação dentro dessa modalidade que faz parte da história do Brasil e é, ao mesmo tempo, esporte e arte. O título de Mestre é resultado de uma vida inteira dedicada ao ensino das técnicas e ao estímulo do sentimento de valorização da capoeira. O novo status se torna ainda mais especial por ser a primeira vez, em Camaçari, que é conferido a uma mulher. A cerimônia de graduação vai acontecer na Escola Municipal Cosme de Farias, bairro do Phoc I, a partir das 8h, e a população está convidada a prestigiar.

A história de Rute Oliveira com a capoeira tem raízes sanguíneas. Ela é filha do Mestre Petróleo, considerado como um dos precursores da capoeira em Camaçari. Cedo, começou a seguir os passos do pai e partilhar com ele a paixão pelo esporte. Aos 17 anos, aluna formada, montou suas primeiras turmas de aprendizes. Hoje, aos 35, prestes a adquirir o décimo cordão, não esconde sua felicidade. "É muito gratificante receber a última graduação da capoeira, e das mãos do meu pai, que é muito exigente e sei que só me concederia esse título com a absoluta certeza de que mereço", revela.

Rute conta ainda que está há 12 anos na graduação de contra-mestre, cordão verde e azul. "O título de mestre de capoeira exige muito mais do que o domínio das técnicas. É preciso ter uma trajetória de luta em favor do esporte e um trabalho de divulgação e de multiplicação de conhecimentos que justifique o uso do cordão branco", explica, acrescentando que, nos últimos sete anos, a Cidade do Saber foi o principal palco da construção dessa história.

A cerimônia de graduação contará com a presença de mestres de diversas cidades baianas, que testemunharão e avaliarão as habilidades de Rute Oliveira em uma roda de capoeira, bem como seu histórico, que será lido para todos. No entanto, não é a jornada de lutas o que mais ocupa os pensamentos da educadora ultimamente, mas sim os planos que traça para um futuro muito próximo. "Espero que minha graduação incentive outras mulheres a evoluir dentro da capoeira. Um dos meus projetos é formar um grupo de mulheres capoeiristas em Camaçari", conta.