A Polícia Civil apresentou nesta terça-feira, 21, o comerciante Ramon Costa Veloso, de 27 anos, acusado de ser o mandante do assassinato da própria tia, a aposentada Solange Maria Veloso Costa, de 59 anos, morta em 17 de janeiro, deste ano, no bairro do Cabula VI, em Salvador.

A titular da 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central), delegada Clelba Regina Teles, apurou que morte da aposentada fora planejada pelo sobrinho, com o objetivo de apropriar-se do patrimônio dela, que inclui três imóveis na capital baiana.

O mandado de prisão preventiva, expedido pelo 1ª Juízo da 2ª Vara do Tribunal do Júri, foi cumprido na manhã de ontem (20) por policiais do DHPP, na residência do comerciante, no Conjunto Doron, região do Cabula.

Danilo Ribeiro Campos, 24, que executou o crime está sendo procurado pela polícia. Seu irmão, um adolescente de 17 anos, que também participou da morte da aposentada, já foi encaminhado à Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI) e responderá pelo ato infracional.

O caso

Solange foi assassinada a chutes e estrangulamento em um de seus imóveis que era utilizado para locação. Segundo a titular da DH/Central, Ramon ofereceu a quantia de R$ 7 mil a Danilo e o irmão adolescente para praticarem o crime, valor que seria pago com o dinheiro oriundo da venda de um dos apartamentos da tia.

Para atrair a vítima até o local do crime, Danilo mostrou-se interessado em alugar o apartamento e se identificou pelo telefone como amigo de Ramon, conquistando a confiança da aposentada, que decidiu mostrar-lhe o imóvel. Enquanto Danilo espancava a proprietária, o adolescente aguardava na escadaria do prédio.

Encaminhado ao sistema prisional, Ramon responderá pelo crime de homicídio triplamente qualificado. De acordo com a delegada Clelba Regina Teles, ele poderá cumprir pena de 12 a 30 anos de prisão.

Redação Bahia no Ar