A Justiça francesa condenou nesta quinta-feira (29), uma revista semanal a pagar uma multa de 10 mil euros (cerca de R$ 30 mil), por comparar a ministra da Justiça da França, Christiane Taubira a um macaco. A revista de extrema direita "Minute" fez a comparação na capa de sua edição de 13 de novembro de 2013, o periódico publicou uma foto da ministra com a seguinte manchete: "Esperta como um macaco, Taubira acha a banana" (em tradução livre do francês). A Procuradoria francesa pediu também três meses de prisão com pena em suspenso.

Pouco antes dessa publicação, Christiane Taubira, que nasceu na Guiana Francesa, havia sido alvo de afirmações racistas nesse mesmo estilo, por uma garota em uma manifestação de pessoas contrárias ao casamento homossexual, uma reforma apoiada pela ministra da Justiça. A ministra também foi agredida por uma ex-candidata da Frente Nacional, de extrema direita, às eleições municipais. Esta última foi condenada a nove meses de prisão pelo tribunal correcional de Cayena, na Guiana Francesa.

Depois da publicação que provocou uma onda de indignação, a ministra denunciou as declarações, que, segundo ela, são "de uma extrema violência" que negavam seu "pertencimento à espécie humana". Ela recebeu o apoio de políticos de todos os setores, militantes antirracismo e do público em geral.